Exames

Os exames diagnósticos são utilizados para avaliar diferentes partes do olho, aumentando a precisão dos diagnósticos e auxiliando no planejamento do tratamento de cada paciente.

Angiografia

Angiografia é um exame que auxilia na identificação e diagnóstico de lesões ou anomalias na retina. É importante no acompanhamento de várias doenças da retina e coróide, a exemplo da retinopatia diabética, degeneração macular senil e das obstruções de veias e artérias retinianas, dentre outras.

Atenção: Dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado. É necessário a administração de contraste, informar ao médico qualquer alergia.

Biomicroscopia ocular

Através desse exame, é realizada a medição do grau da lente intra-ocular que será implantada na cirurgia de catarata. Serve também para medir o comprimento antero-posterior do olho, importante em diversas patologias.

Atenção: Não dilata a pupila. Caso possua, trazer os óculos de grau.

Exame de refração

O Exame de Refração é realizado para identificar a acuidade visual e o grau de óculos do paciente.

Atenção: Em alguns casos, o médico pede para dilatar a pupila. Se possível, vir acompanhado.

Mapeamento de retina

Exame que proporciona a visualização de todo fundo de olho, ajudando no diagnóstico de doenças da retina. Muito importante em pacientes míopes, diabéticos, hipertensos e aqueles com queixas de moscas volantes ou fotopsia (flash de luz).

Atenção: Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.

PAM

(Potencial da Acuidade Visual)

Potencial de Acuidade Visual (“P.A.M.”) é um exame que serve para avaliação do potencial máximo de visão fornecido pela retina. Geralmente é indicado no pré-operatório de cirurgia de catarata ou cirurgias à laser.

Atenção: Dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado.

Paquimetria ultrassônica

Serve para medir a espessura da córnea. É um exame indolor, de rápida exceção e não altera a visão. Realizado no pré-operatório da cirurgia refrativa, ceratocone, glaucoma e outros.

Atenção: Não dilata a pupila.

Retinografia

Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

Atenção: Dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado.

Teste de Schirmer

Teste que a avaliar se o olho produz suficiente quantidade de lágrima para manter-se lubrificado. É indicado para pacientes com suspeita de olhos secos e como exame auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.

Atenção: Não dilata a pupila.

Teste do Olhinho

Este exame é realizado exclusivamente pelo oftalmologista, que avalia todo o fundo do olho e suas estruturas.

Atenção: A pupila do bebê é dilatada. Este procedimento pode ser demorado!

Tonometria

Tonometria é a medição da pressão interna do globo ocular. Deve ser feita em toda consulta oftalmológica de rotina. Principal exame no diagnóstico e controle do glaucoma. O exame é indolor.

Outra indicação obrigatória é o caso de sangramentos intraoculares.

Atenção: Não dilata a pupila.

Topografia de Córnea

A topografia corneana é um exame de imagem que serve para mapear a curvatura da superfície da córnea. Ela é usada para monitorar o progresso de doenças oculares, como o ceratocone, trauma por pterígio, etc. Exame fundamental para Pré operatório de cirurgias refrativas e transplante de córnea.

Atenção: Não dilata a pupila.

CONVÊNIOS

© Copyright todos os direitos reservados - IOVAH | CESAR RONALDO VIEIRA GOMES FILHO - CRM 7447 - OFTALMOLOGIA - RQE Nº: 9846
Desenvolvido por Filipe Fernandes
error: Content is protected !!