Exames
Exames
Angiografia é um exame que auxilia na identificação e diagnóstico de lesões ou anomalias na retina. É importante no acompanhamento de várias doenças da retina e coróide, a exemplo da retinopatia diabética, degeneração macular senil e das obstruções de veias e artérias retinianas, dentre outras.
Atenção: Dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado. É necessário a administração de contraste, informar ao médico qualquer alergia.
Através desse exame, é realizada a medição do grau da lente intra-ocular que será implantada na cirurgia de catarata. Serve também para medir o comprimento antero-posterior do olho, importante em diversas patologias.
Atenção: Não dilata a pupila. Caso possua, trazer os óculos de grau.
O Exame de Refração é realizado para identificar a acuidade visual e o grau de óculos do paciente. Fundamental para o diagnóstico de miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia.
Atenção: Em alguns casos, o médico pede para dilatar a pupila.
Exame que proporciona a visualização de todo fundo de olho, ajudando no diagnóstico de doenças da retina. Muito importante em pacientes míopes, diabéticos, hipertensos e aqueles com queixas de moscas volantes ou fotopsia (flash de luz).
Atenção: Dilata a pupila, se possível, vir acompanhado.
(Potencial da Acuidade Visual)
Potencial de Acuidade Visual (“P.A.M.”) é um exame que serve para avaliação do potencial máximo de visão fornecido pela retina. Geralmente é indicado no pré-operatório de cirurgia de catarata ou cirurgias à laser.
Atenção: Dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado.
Serve para medir a espessura da córnea. É um exame indolor, de rápida exceção e não altera a visão. Realizado no pré-operatório da cirurgia refrativa, ceratocone, glaucoma e outros.
Atenção: Não dilata a pupila.
Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos. Exame importante no diagnóstico de várias doenças, como por exemplo retinopatia diabética, degeneração macular relacionado a idade (DMRI), oclusões vasculares da retina, entre outras.
Atenção: Dilata a pupila. Se possível, vir acompanhado.
Teste que a avaliar se o olho produz suficiente quantidade de lágrima para manter-se lubrificado. É indicado para pacientes com suspeita de olhos secos e como exame auxiliar no diagnóstico de algumas doenças reumatológicas.
Atenção: Não dilata a pupila.
Este exame é realizado exclusivamente pelo oftalmologista, que avalia todo o fundo do olho e suas estruturas.
Atenção: A pupila do bebê é dilatada. Este procedimento pode ser demorado.
Tonometria é a medição da pressão interna do globo ocular. Deve ser feita em toda consulta oftalmológica de rotina. Principal exame no diagnóstico e controle do glaucoma. O exame é indolor.
Outra indicação obrigatória é o caso de sangramentos intraoculares.
Atenção: Não dilata a pupila.
A topografia corneana é um exame de imagem que serve para mapear a curvatura da superfície da córnea. Ela é usada para monitorar o progresso de doenças oculares, como o ceratocone, trauma por pterígio, etc. Exame fundamental para Pré operatório de cirurgias refrativa e transplante de córnea.
Atenção: Não dilata a pupila.